Última Atualização dezembro 6th, 2023 1:01 PM
set 11, 2019 editorial Boa Mesa & Cia., Colunas, Destaques 0
A maior e melhor festa alemã do Brasil, em Blumenau, é um convite para o divertimento, ainda mais se for aproveitar a 36ª Oktoberfest no Camarote Oktoberfest mit Eisenbahn. Uma experiência para ficar na memória.
Para este ano, o espaço mais badalado e disputado da festa terá muitas atrações nacionais imperdíveis, além de gastronomia diferenciada. “O camarote tem sido um espaço exclusivo, dentro da maior festa alemã das Américas. Muito procurado por sua diversidade de conteúdos musicais e por oferecer um serviço de alto nível’’, conta Fernando Ligorio, CEO da Voe Ideias, empresa responsável pela produção e gerenciamento do camarote, pelo quinto ano consecutivo.
Localizado no pavilhão 2 da Vila Germânica, o espaço conta com 400 metros quadrados de conforto, em uma excelente estrutura de dois pavimentos, divididos em Bierkeller e Biergarten, com uma exclusiva vista do palco principal, ambiente climatizado, banheiros exclusivos, além da comodidade de um guarda volumes. O melhor lugar da Oktoberfest disponibiliza serviço all inclusive, com open bar premium da Eisenbahn e serviço de alimentação com cardápio variado no estilo finger food.
Facilidades do Camarote Oktoberfest mit Eisenbahn: Open Bar Premium (torneiras com os principais sabores de chope da Eisenbahn e chopes convidados, além de água e refrigerante), serviço de alimentação (ilhas de alimentação com um variado cardápio no estilo finger food, com antepastos, queijos, embutidos, patês e pastas, servidos todas as noites, das 20h às 23h59), banheiros exclusivos e guarda volumes.
O Batel vai ganhar um novo restaurante japonês em setembro. O empreendimento é o mais novo projeto do empresário Raphael Zanette, do Grupo Vino!, criado em parceria com o chef Tikinho, do Sushi Arte. Batizada como Sushi Arte Lounge Bar, a casa vai ser inaugurada no lugar do Extásia Curitiba, que encerrou suas atividades no dia 31 de agosto. Uma rápida reforma será realizada e a previsão é que a novidade abra as portas em meados de setembro.
O próximo passo foi a conversa de Zanette com o chef Tikinho, como é conhecido Ernesto Alves, fundador do Sushi Arte. Tikinho trabalhou com grandes chefs e construiu sólida carreira como sushiman em São Paulo. Inaugurou em 2010 o Sushiarte, casa situada no Água Verde que hoje está entre as mais conceituadas do segmento na cidade. O conceito da cozinha será o de trabalhar a la carte, mesclando clássicos japoneses e a valorização de pescados e frutos do mar de grande qualidade com doses de inovação.
Para os fãs do Extásia, Zanette traz um alento. Alguns dos principais pratos poderão ser provados no C La Vie, outra casa que integra o Grupo Vino! “Vamos criar no cardápio uma seção com os mais pedidos”, conta, relembrando que antes da inauguração do Extásia Curitiba o C La Vie já havia apresentado algumas criações do seu chef, Flávio Miyamura, no menu especial Raw Bar. O Extásia de São Paulo continua operando normalmente.
Não é só no Batel que tem novidade! Tem novidade saindo da grelha na Mercadoteca. Começou a funcionar esta semana, após alguns dias de soft opening, o restaurante Parrilla 909. Como o nome já indica, é uma casa voltada às carnes assadas ao estilo argentino e uruguaio. Localizada bem na entrada da Mercadoteca, integra o grupo (M)eat, já presente naquele espaço gastronômico com o The Smoking Pit (especializado no churrasco ao estilo texano com carnes defumadas). A chef assadora da Parrilla 909 é Maria Fernanda Nowakowski.
O novo estabelecimento tem como destaque as carnes preparadas na parrilla, tipo de churrasqueira muito utilizada pelos nossos hermanos argentinos e uruguaios que utiliza grelhas móveis e permite que a brasa fique mais próxima da carne, aproveitando melhor o calor. As carnes são importadas do Uruguai, com cortes de alta qualidade da raça bovina Angus.
À frente do grupo (M)eat está o casal de empresários Alyne Ribas e Marcos Camargo. Ele também é o pit smoker (chef defumador) do The Smoking Pit, inaugurado na Mercadoteca em setembro de 2018.
O Assado de tira é uma das apostas como carro-chefe do espaço. É preparado com a parte dianteira da costela. A porção de 350 gramas sai a R$ 52. O cardápio traz também os cortes Bife de Chorizo (R$ 49, peça com 250 gramas) e Ancho (R$ 49, 250 gramas), além da predileta dos brasileiros, a Picanha (R$ 54, 250 gramas).
Mas as doses de exclusividade da Parrilla também têm reflexo em outros pratos. Um deles é a Entraña, que traz o diafragma bovino, servido com chimichurri e farofa de alho como entrada (R$ 36). Entre as entradas, uma das opções destacadas é a Provoleta, com o provolone grelhado apresentado com chimichurri, tempero preparado com receita da casa pela chef assadora Maria Fernanda. Custa R$ 29.
Para o almoço, a casa tem um formato especial. As quatro carnes básicas do menu – Ancho, Assado de Tira, Chorizo e Picanha – são servidas em cortes de 150 gramas, acompanhadas por arroz (carreteiro ou branco), maionese e farofa de alho, a preços que vão de R$ 40 a R$ 44, variando de acordo com a carne escolhida. Esta modalidade pode ser aproveitada de terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h.
O cardápio ainda está em construção e será ampliado futuramente, de acordo com as pedidas do público. A Parrilla 909 também vai promover eventos na Mercadoteca, apresentando carnes que ainda não estão no menu fixo, como o carneiro. Para quem ficou curioso sobre o que significa o número 909, a explicação é bem familiar. O número é uma homenagem aos filhos do casal, que nasceram no mesmo dia – 9 de setembro – mas em anos diferentes.
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