Última Atualização janeiro 18th, 2021 5:05 AM
nov 23, 2020 editorial Destaques, Programa Legal 0
Quer curtir um programa legal na região litorânea do Paraná? Pois, então, anote: as históricas cidades de Morretes e Antonina voltaram a ser ligadas através de um emocionante e saudosista passeio ferroviário.
Durante esse mês de novembro, o Trem Caiçara, puxado por uma locomotiva Maria Fumaça de 1884, levará turistas por esse trajeto de 16 quilômetros aos sábados e domingos; já em dezembro e janeiro, as viagens também serão oferecidas às sextas-feiras.
A volta aos trilhos do comboio de passageiros tracionado pela Maria Fumaça Mogul 11 – considerada a mais antiga locomotiva a vapor em operação no Brasil e a única no Paraná – traduz feliz parceria entre a operadora de ferrovias Rumo e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária-ABPF.
O primeiro passeio entre Morretes e Antonina ocorreu nesse final de semana.
O percurso de 16 quilômetros a bordo dos vagões descortina belos ângulos da Mata Atlântica, áreas de rios e manguezais e propriedades rurais às margens da ferrovia. O retorno à estação de partida – em Morretes ou Antonina – se dá por transporte rodoviário, sendo possível a compra da passagem junto ao ingresso.
Em função do atual período de pandemia, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção indicadas pelos governos e pela Organização Mundial da Saúde – por exemplo, passageiro sem máscara não embarca.
Viagem no tempo
“É uma verdadeira oportunidade para pessoas de todas as idades conhecerem e reviverem os tempos áureos da ferrovia”, diz Rodrigo Dolenga, diretor da ABPF. “As últimas excursões transportaram turistas nessa linha na década de 1990, ou apenas em datas comemorativas”, completa ele.
O trecho de circulação do Trem Caiçara faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, criada pelos irmãos Rebouças, engenheiros autorizados, em 1871, a construir uma ferrovia ligando o porto de Antonina à cidade de Curitiba. Em 1875 o marco zero dessa via foi transferido para Paranaguá. O histórico ramal de Antonina foi aberto pela Estrada de Ferro Paraná em 1892, como mais uma opção para o desenvolvimento das cidades, no escoamento de riquezas da região.
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