Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
out 24, 2019 editorial Colunas, Destaques, Volta ao Mundo 0
Nelci Seibel
Orquídeas, as soberanas da Exposição de Flores (Foto Divulgação)
São 81 anos. Imaginemos a quantidade de flores que já passaram sob os olhares dos visitantes admiradores dessas maravilhas da natureza, nessas oito décadas. No último dia 15, a sede da AJAO – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas mais uma vez engalanou-se com orquídeas, soberanas da festa, autoridades, profissionais do turismo e imprensa, para o lançamento e apresentação do projeto cenográfico desta 81ª edição da Festa das Flores de Joinville. O projeto, deste ano é inspirado no tema “Natureza e Qualidade de Vida”, e tem inúmeras atrações programadas para a festa que acontece de 12 a 17 de novembro, na Expoville. De acordo com o arquiteto Sílvio Parucker, que pelo terceiro ano consecutivo assina o projeto da Festa das Flores, a exposição deste ano terá grandes arcos verdes, cobertos com samambaias, folhagens tropicais e orquídeas nativas da Mata Atlântica. Ao longo do caminho, jardins geométricos, sinuosos, com flores em forma de cascata e jardim vertical, além de cascatas e imensas folhagens verdes e multicoloridas. Para maior comodidade do público, os espaços para circulação estarão mais amplos. A produtora cultural Albertina Tuma é a patronesse da 81ª Festa das Flores.
São Luís, capital maranhense, sedia de 23 a 25 de outubro importante encontro: o Congresso Internacional dos 400 Anos de Presença Açoriana no Maranhão. Organizado pela Fundação Casa dos Açores no Brasil, o evento reunirá historiadores, professores, antropólogos e gestores culturais de países da Europa, América do Sul e Continente Africano. Um dos palestrantes convidados é o joinvilense Edson Busch Machado, consultor internacional de cultura e diretor artístico do Instituto Internacional Juarez Machado, que apresentará o case ” Do Astrolábio ao Graffiti”, integrando a Mesa Debatedora cujo tema é ” O Futuro das Relações Açores & Brasil”.
” Nossa palestra abordará desde as questões históricas das navegações marítimas portuguesas até as perspectivas de intercâmbio cultural e turístico por meio das manifestações da literatura e das artes entre os países de língua lusófona “, afirma Edson Machado. Além das palestras e debates haverá atividades culturais nas cidades de São Luís e Alcântara.
Com mais de R$ 110 bilhões em cargas rastreadas no primeiro semestre deste ano e crescimento de 21% no volume geral de viagens rodoviárias monitoradas de janeiro a junho, a Opentech foi um dos destaques da Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado na última semana no São Paulo Expo. Consolidado como um dos mais importantes eventos do setor na América Latina é ponto de encontro dos principais players da área. Para este público a empresa joinvilense Opentech apresentou seu portfólio de soluções para gestão logística e gerenciamento de riscos. Para saber mais sobre a Opentech, acesse https://www.opentechgr.com.br/.
Cidade de 5 mil anos é descoberta no centro de Israel
O Ministério do Turismo de Israel divulgou, no dia 6 de outubro, que uma cidade de cerca de 5 mil anos foi descoberta durante escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel, em andamento por dois anos e meio na região de Ein Iron.
Foto: Assaf Peretz, Israel Antiquities Authority
Essa é a maior e mais central cidade já descoberta no país, revelando uma área que se estendia por 650.000 m² e abrigava cerca de 6 mil habitantes. As escavações no sítio arqueológico de En Esur (Ein Asawir), perto de Wadi Ara, estão sendo realizadas antes das construções da expansão da cidade de Harish, projeto iniciado e financiado pela Netivei Israel Israel Company, e revelaram uma cidade planejada na Idade do Bronze 1B (final do IV milênio a.C.), cercada por um muro de fortificação, com áreas residenciais e públicas, ruas e becos. Um assentamento ainda mais antigo, datado do período calcolítico, há 7 mil anos, foi descoberto em escavações mais profundas feitas sob as casas desta cidade. Duas nascentes abundantes nessa área podem ter tornado a região atraente para se morar durante o período. De acordo com Itai Elad, Dr. Yitzhak Paz e Dra. Dina Shalem, diretores das escavações, essa descoberta muda drasticamente o que se sabia sobre o período e o começo da urbanização em Israel. Na área pública da milenar cidade, arqueólogos descobriram um templo de rituais incomum e impressionante em suas dimensões. Em seu pátio, havia uma enorme bacia de pedra para líquidos usados em rituais religiosos. Após a revelação desse local único de escavação, foram realizadas mudanças de planejamento para proteger a área desta impressionante cidade milenar.
nov 25, 2022 0
nov 23, 2022 0
nov 17, 2022 0
out 13, 2022 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 11, 2025 0
mar 10, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...