Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
out 05, 2017 editorial AB Turismo Paraná, Colunas, Destaques 0
Supervisão de Ayrton Baptista
De influência portuguesa, o Barreado com o decorrer do tempo passou para as cidades litorâneas, onde é consumido há aproximadamente 200 anos nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Da expressão barrear a panela – com pirão de cinza e farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido seque depressa – vem o nome barreado uma contribuição dos açorianos, que deu nome ao prato feito à base de carne.
A Expo Bebê e Gestante é uma das atrações de Curitiba entre 31 de outubro e 5 de novembro. A feira é destaque nacional e atrai visitantes de diversos estados. O sucesso se deve ao excelente mix de produtos, principalmente roupas, brinquedos e acessórios voltado a gestantes e crianças de zero a 10 anos.
Para os seguidores ou simpatizantes da filosofia Seicho-No-Iê, a cidade de Ibaiti, norte pioneiro do Estado é um destino interessante. No município encontra-se o marco histórico representando a criação da primeira associação de estudos Seicho-No-Iê, não só do Brasil como da América Latina. O marco foi construído no início da década de 40 e representa a reunião de 40 famílias.
Joaquim Távora, norte pioneiro, promove o 26º Rodeio Tavorense entre os dias 1 e 5 de novembro. O evento agropecuário deverá receber cerca de 100 mil pessoas que poderão conferir uma programação variada. Shows, Campeonato do Rodeio Nacional, cavalgada e exposições de animais estão entre os destaques.
No município de Primeiro de Maio, norte paranaense, banhado pela Represa de Capivara são oferecidas diversas estruturas, como clubes e terminal turístico, com piscinas, camping, rampas, trapiches e restaurante, se constituindo num local ideal para a prática de esportes náuticos. A Represa de Chavantes em Ribeirão Claro, norte, é cercada de montanhas e vegetação, constituindo-se num espetáculo imperdível, principalmente quando o sol começa a descer no horizonte.
Foz do Iguaçu sedia o Congresso Brasileiro de Microbiologia entre 22 e 25 de outubro. O evento será realizado no Rafain Palace Hotel com profissionais de alto nível científico, em que serão abordados por meio de debates e mesas redondas temas relevantes e atuais como, por exemplo, a queda de investimentos no setor de pesquisa.
Gosta de turismo de mata e belos rios? Em Ribeirão Claro e Carlópolis, norte pioneiro, o turismo de pesca é destaque. Os eventos acontecem de forma regular e atraem aficionados de vários pontos da região e de outros estados. A Pesca ao Tucunaré e o Campeonato de Pesca Esportiva à Corvina buscam despertar a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente através da interação com a natureza em que várias espécies de peixes são pescadas.
Com as temperaturas elevadas na cidade de Toledo, no oeste do Paraná, parques aquáticos se tornam uma excelente opção de lazer. Quem passar pela cidade pode aproveitar o Parque das Águas que oferece uma estrutura com piscinas, toboáguas e quiosques. O complexo fica junto ao Parque dos Pioneiros que possui também um lago, academia de musculação ao ar livre e uma ampla área verde.
Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os dez destinos turísticos mais competitivos do Brasil. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo. No estudo, que mede a competitividade de 65 destinos indutores do turismo em todo o País, a capital paranaense se configura em quinto lugar com 77,9 pontos, seguido de Foz, com 76,9 pontos na classificação dos destinos mais procurados.
O mirante ás margens da rodovia PR 439 é uma das atrações da cidade centenária de Santo Antonio da Platina, norte do Estado. O local possui um monumento em forma de espinha de peixe que aponta em direção ao Rio das Cinzas. No mirante é possível avistar a cidade de Santo Antonio, além de uma linda cachoeira em meio à mata.
Cidade das Orquídeas, assim está ficando conhecido o município de Maripá, no oeste do estado. O local recebe este título devido a seus 11 orquidários que vêm atraindo turistas de todo o Paraná. Maripá conta ainda com mais seis propriedades preparadas para o turismo rural. A cidade oferece aos visitantes uma culinária repleta de pratos à base de peixes.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira.
E-mail para contatos, convites e sugestões de pauta: abnoticias@abcom.com.br
set 20, 2024 0
dez 01, 2022 0
nov 30, 2022 0
nov 28, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...