Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
set 27, 2018 editorial Destaques, Destinos 0
Café, para compartilhar com os amigos (Fotos Panorama do Turismo)
O Mercado Municipal, com aromas, cores e sabores convidativos e diversidade gastronômica quase sem par, continua sendo local acertado para conhecer um pouco mais da alma e das preferências dos curitibanos. Contudo, a Curitiba desses novos tempos pode ser desvendada com semelhante intensidade nas suas inúmeras cafeterias – algumas, aliás, localizadas dentro do próprio Mercado Municipal e nos arredores.
Café do Paço, destaque no roteiro curitibano
Esses estabelecimentos se multiplicam pela capital paranaense, num roteiro para lá de variado. As cafeterias estão instaladas em lugares charmosos ou em edificações históricas. Funcionam em ambientes amplos e também em espaços mais contidos. Avançam pelas calçadas, com mesas e cadeiras integradas à paisagem externa. Ficam em endereços de rua ou abrigadas dentro de shopping centers.
Nos cafés, os curitibanos se encontram para um descompromissado bate-papo. Aproveitam, entre um café e outro, para desafogar a caixa de e-mails ou para se atualizar com o noticiário do jornal do dia ou para passar o tempo na leitura de um livro. Nelas são fechados negócios, discutidos trabalhos acadêmicos e rola romantismo entre apaixonados das mais diversas idades. Todas as tribos, enfim, gravitam em torno de um bom cafezinho.
Ao acenarem com cafés especiais e bebidas afins, com exclusividades culinárias e com a possibilidade de contato com típicos moradores da cidade, as cafeterias são, sim, local para turistas conhecerem sutilezas do destino. Fosse pouco isso, valem a pena como estratégicos, e indicados, pontos de descanso em caminhadas turísticas, por exemplo, pela área central ou pelo setor histórico de Curitiba.
mar 11, 2025 0
jan 24, 2025 0
jan 23, 2025 0
dez 12, 2024 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 10, 2025 0
fev 24, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...