Última Atualização novembro 1st, 2024 6:12 AM
set 28, 2022 editorial Destaques, Destinos 0
O Paraná reúne diversos, e singulares, atrativos naturais, a exemplo das Cataratas do Iguaçu. No território paranaense, entretanto, o visitante ainda poderá encontrar muitas referências preservadas do passado. E perto da capital Curitiba.
No roteiro das cidades históricas do estado ganham evidencia, em especial, Antonina, Morretes, Lapa e Castro. As duas primeiras, na porção litorânea, nascidas na trilha dos pioneiros faiscadores de ouro; e as outras duas surgidas na trilha dos destemidos tropeiros do caminho entre Viamão e Sorocaba.
Debruçada sobre águas de uma calma baía, Antonina, a exemplo de inúmeras localidades da costa brasileira, surgiu sob a luz da colonização portuguesa. Nessa cidade, o visitante deve conhecer a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no ponto mais alto da cidade, as igrejas de Bom Jesus do Saivá e de São Benedito, o casario no entorno da Praça Coronel Macedo, a antiga estação ferroviária e o Theatro Municipal. Saiba mais sobre esse destino no site www.antonina.pr.gov.br.
Para os curitibanos, Morretes é sinônimo de barreado nos finais de semana. Aos domingos, particularmente, os diversos restaurantes do lugar se esmeram no preparo do tradicional prato litorâneo, procurado por turistas vindos de carro ou no trem turístico. Situada aos pés da Serra do Mar e cercada pela Mata Atlântica, a cidade também conta com casario e edificações no estilo colonial. No passeio a pé devem ser incluídas visitas à estação ferroviária e as igrejas de São Benedito (com acervo enriquecido, tempos atrás, com Via Sacra do renomado artista morretense Mirtillo Trombini) e de São Sebastião. Obtenha outras informações no site www.morretes.pr.gov.br.
Dentre as localidades florescidas nos pontos de pouso dos antigos tropeiros, Castro é um dos destaques. Em plena região dos Campos Gerais do Paraná, ela estava na rota das tropas pela abundância de pastagens. Seu valor histórico está retratado na área central, com arquiteturas dos séculos XVIII e XIX, no grande arquivo documental e nas peças do Museu do Tropeiro e da Casa de Sinhara, bem como na Igreja Matriz Senhora Sant’Ana. Descubra mais acessando o site www.castro.pr.gov.br.
Também com origem ligada ao tropeirismo, por volta de 1731, a cidade da Lapa tem centro histórico com 38 edificações do século XIX e outras 76 da primeira metade do século XX. Esse roteiro de visitação inclui o Museu das Armas, a Casa Lacerda, o Theatro São João, a Casa Vermelha e a Igreja Matriz de Santo Antônio. Mais informações sobre esse destino em www.lapa.pr.gov.br.
out 11, 2024 0
maio 05, 2023 0
nov 18, 2022 0
nov 01, 2022 0
nov 01, 2024 0
nov 01, 2024 0
out 28, 2024 0
out 28, 2024 0
out 28, 2024 0
Vinícius Taddone* A tecnologia, especialmente a...