Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
maio 05, 2023 editorial Destaques, Destinos 0
O olho do MON (Fotos Panorama do Turismo)
Atividades culturais, a exemplo de experiências gastronômicas, sempre enriquecem o roteiro de uma viagem. Com efeito, idas a museus podem proporcionar a descoberta de características próprias da localidade visitada, revelar aspectos históricos e, com certeza, abrir – ou alargar – horizontes no mundo das artes. Então, que tal inserir ingredientes culturais em seu próximo passeio em Curitiba? Uma parada obrigatória capital do Paraná é o Museu Oscar Niemeyer, ao lado dos museus Paranaense, de Arte Sacra e de Arte Moderna.
Ordem Rosa Cruz, legal para visitação
Com importantes mostras permanentes e temporárias, o Museu Oscar Niemeyer, localizado no Centro Cívico, também se destaca pelas suas formas externas. Uma das obras mais emblemáticas do arquiteto brasileiro do qual toma emprestado o nome, ele é chamado pelos curitibanos de MON ou de Museu do Olho, em função do formato de um dos seus espaços de exposições. Além dos privilegiados espaços de exposição, ele com auditório, um concorrido café e uma loja de produtos com a sua grife. O prédio, por outro lado, é vizinho de uma convidativa área verde, com gramados e muitas árvores.
Ocupando um tradicional prédio do setor histórico da cidade (local onde, aos domingos, funciona a movimentada Feira de Artesanato), o Museu Paranaense reúne um expressivo acervo que expressa as características do território e da população do estado. São milhares de peças, algumas com mais de 10.000 anos, distribuídas nos setores de História, Arqueologia e Antropologia.
Outro museu curitibano que igualmente assegura uma visita inesquecível é o Museu de Arte Sacra. Ele funciona em espaço anexo à Igreja da Ordem, em pleno setor histórico da capital paranaense. Seu acervo, com cerca de 800 peças, é formado por mobiliários, objetos de culto e imagens oriundos de quatro templos católicos da região. Em destaque figuram o altar retábulo lateral da antiga matriz da cidade, em madeira policromada, do século XVIII, e uma imagem de Bom Jesus dos Pinhais, em terracota, datada do século XVII.
O Museu de Arte Contemporânea, no centro da cidade, vizinho da Praça Zacarias, é outro ponto de parada no roteiro dos museus curitibanos.
Além desses espaços, a capital do Paraná reúne outros museus, da mesma forma, guardando boas surpresas. É o caso do Museu da Ordem Rosacruz, no bairro Bacacheri, com uma múmia de verdade. Ou o Museu do Expedicionário, do Museu de História Natural, do Museu do Automóvel, do Museu Ferroviário, do Museu Alfredo Andersen…
Até nas ruas, obras de arte podem ser apreciadas, como nos murais do artista Poty Lazzarotto
mar 12, 2025 0
mar 11, 2025 0
jan 24, 2025 0
jan 23, 2025 0
mar 18, 2025 0
mar 10, 2025 0
fev 24, 2025 0
fev 21, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...