Última Atualização dezembro 4th, 2024 5:03 AM
dez 26, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
Quem planeja visitar a capital paranaense nesse período de férias – e a cidade, é certo, vai acolher todos com a melhor e mais calorosa hospitalidade – precisa arrumar tempo para conhecer todos os recantos e encantos locais. A capital paranaense acena com aprazíveis parques e praças, exclusivos museus, memoriais étnicos, gastronomia diversificada, roteiro religioso eclético, baladas animadas…
Preservando edificações relevantes e ruas com calçamento de pedra, testemunhas do passado, o Centro Histórico configura um dos referenciais do turismo curitibano e onde a vida pulsa animada também à noite. Revitalizados, os antigos prédios e morarias agora abrigam lojas de suvenir, restaurantes, bares. Aos domingos, a região tem uma tradicional e completa feira de artesanato. Para ser percorrido a pé, sem pressa, esse território guarda ainda o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, o Museu Paranaense, o Memorial de Curitiba, a Casa Romário Martins e símbolos da religiosidade local, entre templos da fé católica, presbiteriana e muçulmana.
Uma das capitais com mais área verde por habitante, Curitiba se notabilizou pelos amplos parques e bem cuidadas praças. Aliás, um dos símbolos do turismo da cidade é o Jardim Botânico, com ruelas ornamentadas pelo colorido das flores da estação, lago e uma grande e fotogênica estufa de estrutura metálica, cenários de milhares e milhares de selfies. Os bosques Alemão e do Papa e os parques Tanguá, Tinguí e Barigui significam outros pontos de parada, cada qual apresentando um atrativo próprio. Na área central, vale conhecer o centenário Passeio Público, primeiro logradouro implantado para o lazer da população.
O roteiro cultural da capital paranaense está ancorado no Museu Oscar Niemeyer, materialização de um dos últimos projetos do renomado arquiteto brasileiro do qual toma emprestado o nome. O MON, ou, como preferem alguns, o Museu do Olho, é dos mais expressivos espaços das artes nas Américas. Portanto, justifica-se sua presença nas composições fotográficas dos turistas. Merecem igualmente uma visita, entre outros, o Museu Paranaense, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Ordem Rosacruz, o Museu do Expedicionário.
dez 04, 2024 0
set 20, 2024 0
set 20, 2024 0
nov 21, 2023 0
nov 22, 2024 0
nov 22, 2024 0
nov 13, 2024 0
nov 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...