Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
out 31, 2022 editorial Destaques, Notícias 0
A flexibilização das exigências para entrada no Brasil e em outros países tem contribuído para o aumento das viagens internacionais para diversos destinos. Segundo dados do Banco Central, em maio desse ano as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão – pela segunda vez elas ultrapassaram a marca do bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento, confirma esse aquecimento: em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.
Esse potencial dos turistas brasileiros é percebido pelos mais diversos destinos estrangeiros que estarão presentes no Festuris, de 3 a 6 de novembro, em Gramado. São mais de 40 expositores internacionais. Se somam a eles os buyers participando para comprar ou representar os destinos e atrativos brasileiros no exterior. “São as duas pontas da cadeia do turismo reunidas, e conferindo outro diferencial ao evento”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Zorzonello cita que essas presenças no evento demonstram o potencial do turista e do turismo brasileiro. Praticamente todos os destinos nacionais estarão representados em Gramado com estandes próprios (ou através de secretarias estaduais ou do Ministério do Turismo). E do exterior virão destinos de praia, montanha e históricos de quase todos os continentes.
Uma das presenças no evento será Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, o único emirado com cadeia de montanhas, deserto, mar e patrimônio histórico reconhecido pela Unesco e ainda uma ímpar fazenda de pérolas do Oriente Médio. “O Festuris é considerado uma das melhores feiras da América Latina”, afirma Alex Bernardes, country manager do destino para o mercado brasileiro. “O sul do país é bem considerável dentro do mercado de turismo. E é importante a gente marcar presença aqui. E nada melhor do que conseguir isso através do Festuris, a gente conhece a força que a feira tem”, afirma ele.
Cidades, cultura e gastronomia serão o foco da Comissão Europeia de Turismo–ETC, também confirmada no Festuris. Organização sem fins lucrativos e responsável pela promoção da Europa como destino turístico, a ETC, hoje, é composta por 35 órgãos nacionais de promoção turística de países europeus. Segundo Anna Bellmás Sanz, marketing project manager da instituição, “o mercado brasileiro é bastante atrativo para as nações europeias. Vamos apresentar a marca Europa e mostrar aos operadores de turismo de luxo no Brasil que o continente europeu está pronto para receber turistas de luxo brasileiros”.
Para saber mais sobre a edição desse ano do Festuris clique aqui.
set 19, 2023 0
jun 13, 2023 0
nov 30, 2022 0
nov 29, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...