Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
mar 15, 2018 editorial Destaques, Programa Legal 0
Uma das plantações de uva próxima a Santiago (Fotos Panorama do Turismo)
A expansão da indústria do vinho fez do Chile, também, uma referência para viajantes interessados em mergulhar fundo no universo dessa bebida. Atualmente, são diversas as possibilidades de curtir o chamado enoturismo no país, com vinícolas de todos os tamanhos abrindo as portas para visitação e experiências de degustação, com possibilidade de compra de tintos e brancos. E esse é um programa legal!
Figueroa, do futebol para o vinho
Os pacotes oferecidos aos visitantes atendem a diversas demandas. Normalmente, agregam passeio pelas videiras, com direito a comer a fruta no pé, visita às áreas de produção da bebida e momentos de prova, com passagem final pela loja de venda de vinhos a preços de custo. Algumas vinícolas possuem complementos como hotel e restaurante – aliás, tem uma com um sensacional museu histórico e antropológico; para conferir clique aqui;
Além de degustar bons vinhos e de enriquecer o conhecimento sobre o tema, nesses roteiros de enoturismo os visitantes descobrem os motivos para o elevado conceito alcançado pelos rótulos chilenos ao redor do planeta. O produto local resulta de muito investimento, de modernas práticas de cultivo e de tecnologia de ponta e de expertise obtida ao longo de décadas na fabricação. No tour pelas vinícolas constata-se: as inovações começam no campo de cultivo e seguem até o trabalho final de rotulagem das garrafas.
Nas videiras, por exemplo, até as condições climáticas adversas conseguem ser contornadas com engenhocas. Distribuídas pelo parreiral, torres dotadas de grandes hélices ajudam, com a ventilação, a amenizar o calor ou afugentam temperaturas mais baixas. A irrigação é feita através de sistemas de cotejamento e, em algumas propriedades, dos chamados pivôs. Faz-se o controle biológico de pragas e se adota a chamada agricultura biodinâmica.
Os ovos de concreto
No processo industrial de vinificação, os tradicionais tonéis de madeira deram lugar a grandes recipientes de aço inoxidável, nos quais se tem maior controle na elaboração da bebida. E ao lado das charmosas barricas de carvalho, agora os visitantes percebem instalados os chamados os ovos de concreto para amadurecer determinados vinhos.
Enfim, o enoturismo no Chile, com rotas bem próximas à capital Santiago, proporciona muitas descobertas, momentos únicos de degustação e até surpresas, como a de encontrar o jogador chileno Figueroa, de marcante passagem pelo futebol do Rio Grande do Sul, ostentando um tinto de sua marca – pois é, ele também se transformou em produtor de vinhos, com a sua Viña Don Elias Figueroa.
Turistas numa cave de maturação
O Chile é forte no enoturismo
Grande vinícola no Valle Casablanca
Panorama do Turismo fez esse programa legal no Chile em parceria com a BRT Operadora, empresa do Grupo BRT.
fev 10, 2025 0
nov 06, 2023 0
nov 21, 2022 0
out 28, 2022 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 11, 2025 0
mar 10, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...