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jul 18, 2022 editorial Destaques, Notícias 0
Os consumidores estão se deparando com preços mais elevados na hora de escolher viagens ou programas de lazer para aproveitar essas férias de julho. A propósito, levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) demonstra: serviços ligados ao turismo estão 41,39% mais caros em relação a ano passado – e a passagem aérea é a maior responsável para essa carestia, com alta de 122,40% em doze meses.
Apesar de o momento ser de alta temporada, em função do próprio recesso escolar – o qual tradicionalmente contribui para o aumento do valor dos bilhetes –, há outros fatores influenciando os números. Dentre eles, a escalada do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra.
Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, ressalta: “Embora ainda exista uma demanda reprimida pressionando os preços em função da temporada de férias, a elevação é reflexo, principalmente, da inflação nos custos das empresas, após dois anos de dificuldades e falta de apoio governamental”.
A alta das passagens aéreas é um sinal muito negativo para a cadeia do turismo, pois esse modal de transporte é um grande impulsionador dos meios de hospedagem, alimentação, locação de veículos etc.
Segundo o Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, até o momento, há uma retomada sólida da ocupação dos assentos nos aviões, porém, é questionável se continuará dessa forma ao longo do segundo semestre.
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