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maio 25, 2021 editorial Destaques, Destinos 0
Já está nas mãos da diretoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade–ICMBio – autarquia federal responsável pela unidade de preservação – ofício solicitando a revisão do texto do edital de convocação de empresas interessadas em assumir a administração do Parque Nacional do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.
Depois de vinte anos, esse parque onde estão as Cataratas do Iguaçu, atrativo responsável pelo movimento turístico local e cartão postal do Brasil no exterior, passará por um novo processo de concessão.
Apesar de a minuta do edital prever já para os primeiros três anos da concessão várias melhorias e até a implantação de um teleférico, com investimentos estimados em mais de R$ 400 milhões, entidades representativas do turismo local e a prefeitura sugerem revisões e adequações no texto final.
No documento assinado pelo prefeito Chico Brasileiro e por Felipe Gonzalez, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social–Codefoz, entre outras lideranças do destino, questiona-se, entre outros pontos, a sugestão de valor único de R$ 120,00 para a taxa de ingresso ao parque, considerado inibidor de visitantes, e o consequente fim dos passes diferenciados, por exemplo, para moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Para as lideranças de Foz do Iguaçu, todo investimento é bem-vindo, mas é preciso mais participação da nova concessionária no âmbito local de decisões e destinação de valores mais robustos em ações de promoção do destino. Também pedem o retorno de atividades descontinuadas, como a visita às cataratas em noites de lua cheia.
Segundo Felipe Gonzalez, “esse momento é importante e exige atenção de todos os atores do turismo local. Ao assumir a concessão, a empresa terá a responsabilidade não só com um dos principais atrativos turísticos do Brasil, mas principalmente com a comunidade do entorno e com o mais significativo setor econômico de Foz do Iguaçu.”
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