Última Atualização dezembro 4th, 2024 5:03 AM
jul 21, 2022 editorial Destaques, Notícias 0
Nessa quinta-feira 21, as trinta principais entidades empresariais do setor turístico brasileiro e as Fecomércio de todo o país lançaram, em suas mídias sociais, uma campanha destacando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social.
Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, vai durar até 2 de outubro, data das eleições gerais no Brasil.
A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a qual reuniu entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas capazes de impulsionar o segmento, especialmente após os impactos negativos da pandemia de covid-19.
Documento com propostas para os presidenciáveis
O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional, entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops e reuniu com cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking para mapear práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.
Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, a qual aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais.
Entidades que apoiam as Propostas e Recomendações de Políticas Públicas: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Federação Nacional de Turismo (Fenactur), Associação de Marketing Promocional (Ampro), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito), Associação Brasileira de Turismo Receptivo (RECEPT Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Brasil Convention & Visitors Bureau, União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos). Também assinam as propostas as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) das 27 unidades federativas.
Para conferir o conteúdo do documento aos candidatos à Presidência clique aqui.
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