Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
set 20, 2021 editorial Destaques, Destinos 0
No Brasil e ao redor do planeta, muitos destinos acabaram ganhando impulso turístico com a criação de lagos artificiais. Afinal, além de cumprir suas finalidades primeiras – por exemplo, geração de energia, abastecimento de água ou controle de enchentes, entre outras –, essas intervenções também ajudam a compor a paisagem e a despertar desejos de visitação.
A legislação atual, no caso do Brasil, permite a exploração do potencial turístico desses lagos como forma de retorno econômico para a comunidade local e compensação por eventuais impactos ambientais provocados pela implantação dos mesmos.
No território brasileiro, constituem exemplos de lagos com aproveitamento turísticos os de Itaipu, de Furnas, o Paranoá e o Corumbá IV, respectivamente, no Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.
Considerado o Mar de Minas, o Lago da Usina Hidrelétrica de Furnas, no Rio Grande, abrange 34 municípios e contempla diversas atrações turísticas em toda a sua extensão. Seu circuito de turismo, exemplificando, oferece opções de lazer, esportes, atividades na natureza etc.
Formado para garantir a geração de energia elétrica, o Lago de Itaipu, situado no Rio Paraná, é uma das âncoras do turismo da cidade de Foz do Iguaçu. Além de a própria hidrelétrica constituir importante apelo de visitação, ele propiciou a formação de praias artificiais, a estruturação de clubes e bases náuticas, bem como a introdução de serviços de passeios náuticos.
Indiscutivelmente, o Lago Paranoá é uma das principais atrações de Brasília. Foi idealizado para proporcionar um contraponto climático à paisagem árida típica da região, mas seu entorno acabou ganhando paisagismo exclusivo, clubes esportivos, ciclovias, mirantes, parques infantis, quiosques. Suas águas são cortadas por barcos a vela e permitem a prática de wakeboard e wakesurf.
O Lago Corumbá IV, formado para exploração do potencial hidrelétrico do Rio Corumbá, é um dos mais novos dessa lista. Ele engloba sete municípios em Goiás e se consolidou como o principal cartão-postal da região, induzindo à construção de grandes empreendimentos ao seu redor e garantindo aos visitantes expressiva oferta de opções para diversão, lazer, esporte, hospedagem e gastronomia.
nov 12, 2024 0
nov 22, 2022 0
nov 17, 2022 0
nov 11, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...