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dez 03, 2021 editorial Destaques, Opinião 0
Juliana Parmiggiani (Foto Divulgação | Senac)
Juliana Parmiggiani*
A retomada gradual das atividades do setor turístico nacional aponta um cenário positivo em volume de receita. A pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE revelou um crescimento acumulado de 49,1% de agosto de 2021 ao mesmo período do ano passado.
Do mesmo modo, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC para a alta temporada (2021/2022) é de que os faturamento em serviços alcance R$ 171,9 bilhões. A análise aponta ainda que o aquecimento do mercado será fundamental para os micro e pequenos estabelecimentos.
A palavra-chave para o atual momento, entre os estabelecimentos de pequeno e médio porte, é o associativismo. Como a maioria das pessoas está vivenciando as mesmas dificuldades, o trabalho conjunto pode impulsionar o movimento de turistas na cidade ou na região.
Seja por intermédio de associações comerciais e de outras entidades, juntar-se a parcerias público-privadas para capacitar o pessoal em conjunto ou comprar materiais para reforma em grande quantidade com outras empresas, por exemplo, pode ser uma boa pedida para baixar os custos.
Pesquise associações na sua região ou tome a iniciativa de se reunir com outros empresários do ramo para criar uma. Além de diversas cabeças pensarem melhor que uma, várias empresas têm mais poder de compra e promoção.
E não podemos esquecer de reforçar as ações de biossegurança, pois são fundamentais para atenderem a clientes e funcionários ou prestadores de serviço. A disponibilização do álcool gel para higienização continuará a ser exigida, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas e máscaras para os trabalhadores que atuam na limpeza, pois desta forma, os colaboradores estarão seguros e os clientes sentirão confiança nas ações preventivas do estabelecimento.
Outro cuidado que deve ser priorizado são as informações atualizadas sobre a Covid-19. O mapeamento de risco da região sofre alterações com muita rapidez e, por isso, é necessário averiguar os dados com frequência.
A matriz de risco dos estados e municípios, adotada no monitoramento da pandemia, utiliza as seguintes cores: vermelho (gravíssimo), laranja (risco grave), amarelo (risco alto) e azul (potencial moderado). Por isso, mudanças nesse status podem significar alterações no planejamento das atividades.
Procure selos, como o Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, ou outros que demonstrem para o cliente que você realmente está preocupado e comprometido com sua segurança. E o mais importante, coloque-os em prática.
Mantenha-se bem-informado quanto às tendências e ao que vem pela frente, pois iniciativas inovadoras mudam cada vez mais rápido e em um ambiente pós-pandêmico, estamos em território desconhecido. Desse modo, esteja sempre antenado no que está por vir. E lembre-se de buscar informações em veículos de comunicação seguros, como sites especializados, por exemplo.
Uma pesquisa recente, divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), destacou os fatores que definem a escolha dos turistas por um determinado destino. Os locais mais procurados foram resorts, praias e ambiente rurais para clientes que desejam viajar com a família.
Nesse sentido, a opção por viagens locais de curta duração já é uma realidade do mercado. Portanto, é agir para conquistar novos clientes, voltando suas ações de promoção para o entorno. Além disso, os negócios devem agregar valor ao empreendimento, seguindo os segmentos mais procurados no momento que, conforme a Organização Mundial do Turismo, são: ecoturismo, bem-estar e atividades de lazer ligadas à natureza.
Mantenha a sua equipe preparada, pois as pessoas passaram muito tempo em casa, seja em lockdown, seja trabalhando em home office. Nesse sentido, a hospitalidade tem um papel importante na atualidade, não só ligada ao lazer, mas ao bem-estar das pessoas, por isso nunca foi tão importante atender bem e ser hospitaleiro.
Como dito anteriormente, estar preparado é fundamental e em vários sentidos. Realizar um planejamento detalhado para compras de abastecimento interno, por exemplo, é excelente, pois o momento é propicio, já que os últimos feriados prolongados foram um termômetro para avaliar o fluxo dos estoques.
Para criar um cronograma de compras assertivo, é preciso que os gestores planejem bem suas reservas, analisem como foram os últimos meses, em quais períodos houve maior procura, como está o seu planejamento estratégico e conversem com seus concorrentes.
Esse é um momento novo para todos, portanto, informação, dados e parcerias farão a diferença para estar bem-organizado.
Pode parecer uma dica clichê, mas trabalhe a empatia. Todos passaram por momentos difíceis, sejam outros empresários, os funcionários, os clientes e você. Esta é uma etapa nova para todos e ser especialmente paciente, cordial e ético nunca foi tão importante, principalmente para quem trabalha com hospitalidade.
*Juliana Parmiggiani, mestra em Consultoria Turística (Universidad Europea del Atlántico), especialista em Gestão de Projetos. Docente dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Senac EAD
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