Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
out 04, 2021 editorial Destaques, Destinos 0
A estrutura do radiotelescópio ficará na Serra do Urubu Reprodução)
A Paraíba vai entrar no radar de viajantes apaixonados pela astronomia ou interessados na exploração do Universo. Afinal, o nicho do turismo científico nesse estado da porção nordeste do pais passará a oferecer um apelo irresistível: o radiotelescópio Bingo – acrônimo de Baryon Acoustic Oscillations In Neutral Gas Observations.
Em fase de instalação no município de Aguiar, distante cerca de 257 quilômetros da capital João Pessoa, o equipamento tem sua inauguração prevista para o segundo semestre do próximo. Construído com tecnologia inédita, o Bingo abrirá uma janela para o céu do hemisfério sul e ajudará no estudo de fenômenos celestes, a exemplo da chamada energia escura.
Batizado de Diamante do Sertão, o Bingo ficará na Serra do Urubu, região do município de Aguiar longe das luzes de centros urbanos e da poluição eletromagnética, e por isso mesmo favorável a uma visão ampla e limpa.
No nicho do turismo científico, a Paraíba já acena com dois destacados atrativos: o Vale dos Dinossauros – unidade de conservação considerada como um dos sítios paleontológicos mais importantes, reunindo pelo menos oitenta espécies fossilizadas de dinossauros – e a Estação do Cabo Branco – em João Pessoa, com museu da ciência, possibilidades de experiências interativas nos campos da robótica, astronomia, física e química, e um planetário para avistamento de mais de 100.000 estrelas.
set 21, 2022 0
set 13, 2022 0
ago 24, 2022 0
ago 02, 2022 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 11, 2025 0
mar 10, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...