Última Atualização fevereiro 12th, 2025 6:38 AM
jun 24, 2022 editorial Destaques, Opinião 0
Lívia Trois (Foto Divulgação | Camejo Comunicação)
Lívia Trois*
Afinal, qual o papel da rede hoteleira na preservação do meio ambiente? Sabemos que as empresas têm um papel importante para a redução dos impactos ambientais, seja através da conscientização dos hóspedes, seja através de ações. Mas quais são elas? Acredito na sustentabilidade como um propósito, um guia. É por meio dela que devemos traçar nossos planos enquanto empresários e enquanto sociedade no geral. Vivemos em grandes cidades e cada passo importa na responsabilidade que temos de deixar um futuro para as próximas gerações.
Por vezes, a tarefa de implementar uma nova mentalidade e inserir a conscientização, ainda mais se tratando de um negócio, não é fácil. É mais do que mudar os hábitos de uma casa, mas sim, de toda uma sociedade. Reforço e acredito muito que esse deve ser o dever de todos e com a participação, por menor que comece, de cada empreendimento, de cada indivíduo e de cada instituição. Não há um manual sobre como devem ser essas ações, ou ainda um guia sobre quais são elas. Mas existe a vontade genuína de colocar algo em prática.
Entendemos, na Master Hotéis, que mais do que uma causa a ser abordada, este tema deve ser pauta diária dentro dos nossos negócios. Por isso, implementamos ações que fazem a diferença na vida do hóspede e que trazem resultados muito positivos para nossa rede. Implementamos painéis solares, otimização de peças de enxoval para redução de lavagem desnecessária, redução de consumo de plásticos e descartáveis, programa de redução no consumo de papel e impressos, separação de resíduos e descarte correto do lixo, são alguns dos principais exemplos.
Uma das nossas mais recentes ações foi a criação de uma composteira, que reduz a emissão de poluentes, evita a contaminação do solo e ainda produz adubo natural, que é usado na horta do hotel.
Estamos aprendendo e nos ajustando, mas há algo que já posso afirmar: uma vez que trilhamos esse caminho, não há mais a opção e nem mesmo a vontade de retroceder. Sempre prezamos pela qualidade no atendimento aos hóspedes e somamos a isso o nosso compromisso com o meio ambiente. Nós, hoteleiros, não só podemos, como temos o dever de adotar práticas mais sustentáveis. O bom exemplo para os próximos precisa vir de nós, para que isso seja levado adiante. Não basta querer, tem que fazer. Em prol do consumo consciente.
Lívia Trois, diretora geral da Rede Master Hotéis
nov 28, 2022 0
nov 10, 2022 0
out 28, 2022 0
out 27, 2022 0
fev 12, 2025 0
fev 10, 2025 0
jan 29, 2025 0
jan 24, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...