Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
out 08, 2021 editorial Destaques, Programa Legal 0
Nicho do turismo em constante expansão e com adeptos dispostos a não economizar em viagens para conseguir fotos perfeitas, a observação de aves – ou birdwatching, conforme a designação internacional – tem na Região Metropolitana de Curitiba um ponto de apoio apropriado para quem deseja praticar atividades afins.
Esse lugar é o Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, uma reserva ambiental localizada no município de Piraquara, em zona de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta com Araucária, na Serra do Mar. Com tempo, paciência e sorte, no local dá para encontrar, e clicar, cerca de 458 espécies de emplumados, das quais 330 confirmadas e 128 potencialmente avistáveis.
Originalmente, o casal Carlos e Elisabeth Soares idealizou seu observatório com a determinação de assegurar proteção e conservação de uma área primitiva de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e manancial de águas. E o trabalho na reserva natural acabou abrindo possibilidades de turismo de observação de aves, de pesquisas científicas e de educação ambiental.
No Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, os visitantes encontram estrutura planejada para facilitar avistamentos de pássaros, de mamíferos (entre eles, macacos, quatis e lontras) e de insetos. Nesse contexto, inserem-se uma torre de observação com treze metros de altura e capacidade para até dez pessoas, três trilhas temáticas pelo meio da mata nativa, além de comedouros e bebedouros naturais e artificiais.
Os visitantes ainda encontram uma edificação de acolhida. Ela agrega dormitório com três camas, sala com mesa e cadeiras, copa com mobília, utensílios e equipamentos para guarda e preparo de refeições e instalação sanitária com banheira individual e chuveiro elétrico.
Para obter mais informações sobre esse endereço de programa legal – bem como verificar valores e opções de visita – é preciso fazer contato através do e-mail observatorioornitologico@gmail.com.
dez 10, 2021 0
jun 25, 2021 0
jun 21, 2021 0
fev 09, 2021 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...