Última Atualização dezembro 4th, 2024 5:03 AM
jul 15, 2022 editorial Destaques, Opinião 0
Tamara Dias Corrêa*
O ano de 2020 começou com uma crise global inesperada. Com as medidas de isolamento necessárias devido a pandemia, o turismo foi um dos fatores mais afetados. O setor teve uma perda de R$376,6 bilhões até o ano de 2021, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A retomada ocorreu de modo gradual em 2021, através do Plano de Retomada do Turismo, lançado pelo MTur. As ações propostas pelo Selo de Turismo Responsável, permitiram a flexibilização de algumas medidas restritivas, a reabertura de atrativos, parques e rede hoteleira, trabalhando dentro dos protocolos exigidos e a capacidade de ocupação controlada.
As ações estratégicas do trade, adotadas no período inicial da retomada, também foram determinantes para o crescimento, entre elas: incentivo ao turismo doméstico, ecoturismo, valorização das riquezas naturais locais e atividades ao ar livre. Outros pontos fundamentais foram a reestruturação dos calendários de eventos e o aumento nas ofertas de linhas de crédito a pequenas e médias empresas.
O êxito da imunização da população somada à demanda reprimida, gerou um cenário positivo. No cenário nacional, entre maio de 2021 e 2022 foram criados 290 mil postos de trabalho, com destaque para bares e restaurantes e os serviços de hospedagem. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acrescenta que, no intervalo analisado, o saldo mensal de admissões e desligamentos se mantiveram positivos.
Reestruturação e transformação digital na retomada
As pequenas e médias empresas devem começar pela gestão das atividades. Por esse motivo, é importante identificar quais as principais barreiras que impedem o crescimento do negócio e ter clareza sobre os objetivos. Estabelecer uma rede confiável de fornecedores qualificados, negociar valores, firmar parcerias é necessário. Atitudes como essas, podem garantir um melhor custo-benefício dos produtos turísticos e, consequentemente, um posicionamento competitivo no mercado.
Do mesmo modo, a reestruturação dos serviços em destinos turísticos já é observada de maneira positiva visto que a transformação digital das atividades foi intensificada, em razão das exigências de distanciamento social. Um exemplo prático é o uso de ferramentas de check-in on-line na rede hoteleira, na qual a chave física foi substituída pela versão digital. As empresas que apostarem na digitalização dos processos, podem ter uma boa redução de custos a longo prazo e ainda, melhorarem a experiência do cliente.
Cinco dicas para os gestores de negócios turísticos:
O mercado atual se mostra altamente competitivo. Um grande desafio, é como alavancar o negócio, em meio a tantos concorrentes? Por esse motivo, algumas ações são fundamentais para manter-se na disputa e atrair o olhar de novos clientes.
Segmentar
Identificar uma área de atuação permite melhorar o posicionamento de mercado do empreendimento, especializar-se naquele segmento e atender com excelência as necessidades específicas daquele público.
Diferencial
O mercado é muito competitivo, por isso aposte na proposta de valor. Por que o seu cliente escolherá você? Comece analisando seu negócio, uma boa ferramenta é a análise SWOT. Por meio dela, é possível identificar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do empreendimento.
Presença digital
Houve grandes modificações no comportamento do cliente, e o aumento da segurança no digital é uma delas. Uma empresa que não está presente no universo virtual, é como se não existisse. Use as redes para reforçar a identidade do seu negócio, crie uma relação com seus clientes (interaja!) e demonstre seu valor.
Entregue o melhor
A entrega eficiente é um fator fundamental na fidelização dos clientes. Desse modo, foque em atender e superar as expectativas dos consumidores com relação ao produto ou serviço contratado.
Fidelize
Cliente satisfeito volta e traz novos consumidores. Por isso, além de priorizar o bom atendimento, recompense quem já frequenta seu negócio. Trabalhe com descontos exclusivos, benefícios ao adquirir um novo produto e bônus por indicações.
Outra estratégia interessante é estabelecer um vínculo mais próximo. Faça com que o cliente se identifique com a empresa e sinta-se parte. Utilize campanhas, promoções e eventos somente para “membros”.
*Tamara Dias Corrêa, gestora de Turismo e docente no curso Técnico em Guia de Turismo do Senac EAD
nov 12, 2024 0
nov 22, 2022 0
nov 17, 2022 0
nov 16, 2022 0
dez 04, 2024 0
nov 22, 2024 0
nov 22, 2024 0
nov 13, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...