Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
mar 10, 2021 editorial Destaques, Notícias 0
Já tendo se posicionado contra o fechamento dos empreendimentos voltados à alimentação fora do lar, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA volta a criticar a situação criada pelo desencontro de medidas estaduais e municipais. “Caso o lockdown e o horário restritivo de circulação de pessoas não sejam alterados nacionalmente, o segmento enfrentará dificuldades em manter as suas atividades”, enfatiza Alexandre Sampaio.
O dirigente da entidade representativa dos setores de hospitalidade e gastronomia expressa sua preocupação diante de relatos do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Rio Grande do Norte. Segundo Habib Chalita, o governo potiguar foi contrário à definição municipal, inclusive, com “intervenção policial no último fim de semana, a partir das 20h00, e instituição de toque de recolher não previsto anteriormente, intervindo nas atividades comerciais do nosso setor”.
“O fechamento desses estabelecimentos tem sido uma violência. Apesar da taxa de contaminação ser alarmante e crescente, os restaurantes e bares foram os primeiros empreendimentos a adotar medidas rígidas para voltarem a funcionar, de forma segura, durante a pandemia. Esses espaços prezam pela saúde dos seus clientes e funcionários e, portanto, não é justo serem culpabilizados pela situação enfrentada pelo país”, aponta Sampaio.
Conforme o presidente da FBHA, outras cidades passam pela mesma situação enfrentada no Rio Grande do Norte. “Não é um problema de um local específico. A federação recebe casos (dos sindicatos filiados à entidade) de diversas regiões parecidos com esse mencionado pelo presidente Chalita. É inaceitável essa conduta, afinal, diante das competências definidas constitucionalmente e de recente decisão do STF, os governadores não podem intervir na edição de decretos municipais, pondera Sampaio”.
nov 25, 2022 0
nov 08, 2022 0
nov 07, 2022 0
set 28, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...