Última Atualização outubro 8th, 2024 6:47 AM
maio 10, 2021 editorial Destaques, Notícias 0
Ainda repercute a realização da 85ª reunião ordinária do Conselho Paranaense de Turismo-Cepatur. Contando, inclusive, com a participação do vice-governador Darci Piana, o encontro on-line, semana passada, colocou em evidência três assuntos: o Paraná Pay, o convênio entre a Paraná Turismo e o Ministério do Turismo para ações de marketing e a concessão dos aeroportos Afonso Pena, Bacacheri, das Cataratas e Governador José Richa – respectivamente, em São José dos Pinhais, Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina.
Na abertura da reunião, o vice-governador Darci Piana falou sobre as iniciativas do governo em favor do setor e também destacou medidas de infraestrutura, como a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e sua concessão à iniciativa privada, a exemplo dos outros três terminais aéreos do estado.
“O trabalho feito com esses aeroportos é o prenúncio de grandes investimentos no setor aéreo e no transporte de pessoas, de modo a permitir ao Paraná ter um avanço muito grande no turismo, principalmente o internacional, com a abertura da possibilidade de grandes aviões descerem em Foz do Iguaçu”, ressaltou Piana.
A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, apresentou o novo aplicativo do Nota Paraná, já com a opção da transferência de créditos para o programa Paraná Pay, um dos principais movimentos do governo centrado na retomada do turismo. O programa permitirá o uso de créditos do Nota Paraná em atividades e estabelecimentos da área turística, beneficiando os consumidores paranaenses e fomentando o turismo regional.
Isabella também ressaltou a importância de os empreendimentos turísticos estarem no Cadastur para poder receber os créditos dos vouchers a ser sorteados aos usuários do aplicativo Paraná Pay. A propósito do Cadastur, no encontro do Cepatur foi enaltecido o trabalho da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná pela campanha desenvolvida para mobilizar empreendedores dos sete municípios da região a se cadastrarem no Cadastur, a qual resultou em uma evolução de 103% no número de novos cadastros.
O diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, em outro eixo, falou sobre a aprovação pela Assembleia Legislativa do auxílio emergencial para microempresas e microempreendedores individuais cadastrados em atividades econômicas ligadas ao turismo e sobre o convênio com o Ministério do Turismo, esse, representando a terceira fase do Projeto de Retomada do Turismo e focado em campanha publicitária de promoção do setor no Estado.
A assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Braga, destacou a atualização de macro ações estruturantes inseridas no Masterplan Paraná Turístico 2026, plano estabelecido em 2016 com previsão de uma série de ações para transformar o Paraná em destino turístico inteligente.
A reunião teve também a apresentação da professora Juliana Medaglia, do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Ela abordou as Megatendências do Turismo, pesquisa realizada a partir de parceria entre o Observatório de Turismo do Paraná e a plataforma Amplia Mundo.
Segundo esse estudo as quatorze megatendências são Desenvolvimento Tecnológico, Sustentabilidade, Sociedade do Conhecimento, Comercialização, Saúde e Bem-Estar, Individualização, Imaterialização, Globalização, Crescimento Econômico, Aceleração e Complexibilidade, Sociedade e Networking, Desenvolvimento Demográfico, Polarização e Democratização.
out 17, 2023 0
nov 28, 2022 0
out 24, 2022 0
jul 08, 2022 0
out 08, 2024 0
set 30, 2024 0
set 27, 2024 0
set 27, 2024 0
set 27, 2024 0
Manoel Linhares* Muita preocupa um forte rumor de...