Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
set 02, 2019 editorial Destaques, Notícias 1
A sede do SEHA passará a se chamar Edifício Marco Antônio de Oliveira Fatuch (Fotos Arquivo Panorama do Turismo)
Agora em setembro, no transcurso dos 70 anos da entidade, a diretoria do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação-SEHA de Curitiba prestará homenagem póstuma ao hoteleiro, empresário e ex-presidente Marco Antônio de Oliveira Fatuch, falecido no primeiro semestre desse ano. O nome do homenageado passará a denominar o edifício sede da instituição, na Rua Júlia da Costa, no Alto do São Francisco.
Uma das grandes personalidades da hotelaria e do turismo de Curitiba e do Paraná, e respeitado líder nacional pela exemplar atuação nas lides do setor, Fatuch, vale assinalar, foi o grande responsável pela construção do prédio, à época da sua primeira gestão como presidente do, então, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba-Sindotel. Inspirado nas linhas arrojadas da arquitetura de Brasília, ele mesmo idealizou a fachada, com arcos no último pavimento e toda envidraçada. A obra acabou inaugurada em maio de 1984, com toda a pompa merecida.
Fatuch, liderança sempre lembrada
Com quatro andares, e área estacionamento contígua, a sede do SEHA-Curitiba disponibiliza ampla estrutura. O prédio próprio abriga salas de serviços administrativos – como secretaria, almoxarifado, departamento jurídico etc. –, sala da presidência, confortável auditório, salão de eventos e ambientes para realização de cursos, inclusive aparelhados para aulas práticas. Atualmente, no edifício ainda estão instalados o Curitiba e Região Convention & Visitores Bureau e a Abrajet-PR.
Originalmente, o edifício seria construído em conjunto pelo Sindotel-Curitiba, ABIH-PR, Abav-PR e Sindetur-PR (cada organismo de classe ocuparia um andar) e teria a pomposa denominação de Palácio da Hospitalidade. Diante da desistência dos presidentes das três entidades parceiras, Marco Fatuch, sozinho, pegou e concluiu a empreitada.
Marco Fatuch foi o presidente com mais tempo à frente da instituição: comandou-a nos períodos de 1973-1989 e 2007-2010. Ao longo de uma exemplar trajetória como representante patronal nos assuntos sindicais, ele também ocupou diretorias e a vice-presidência da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes e Bares e da atual Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. No segmento do turismo, ainda se destacou como o primeiro presidente do Centro de Convenções de Curitiba e do Curitiba Convention & Visitors Bureau
mar 11, 2025 0
jan 24, 2025 0
jan 23, 2025 0
dez 12, 2024 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 10, 2025 0
fev 24, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...
Nada mais justo
Sobre a batuta do Maestro Fatuch este edifício abrigou por intermédio de todas as entidades q ali se alojam algumas das maiores decisões de importância no turismo do estado e do País