Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jan 20, 2020 editorial Destaques, Opinião 0
Casto José Pereira*
Dia desses, Stephen Kanitz, em sua coluna na Veja, escreveu boas dicas para turistificar o Brasil. O sujeito é viajado, observador, administrador experiente e, com base no que testemunhou em muitas cidades dos Estados Unidos, foi conclusivo: por lá conseguem transformar qualquer lugar em atração turística, sejam esses locais ridículos ou aparentemente desprezados e sem carisma. Por outro lado, aqui, desperdiçamos, ou melhor, não valorizamos e aproveitamos como deveríamos uma série de pontos turísticos naturais maravilhosos. Ele explica no texto que, para turistificar uma cidade não é complicado, contanto que isso seja feito por pessoas especializadas que consigam escapar das pressões políticas locais e se concentrem no desejo dos turistas. Ele disse ainda: “Foi-se o tempo em que uma nação poderia crescer por sua agricultura e indústria. Cinquenta por certo do PIB brasileiro já é dominado pelo setor e serviços”.
Vamos mudar o que precisa ser mudado? E por onde começar essa mudança?
É evidente que existe o lado prático para turistificar o país. É preciso considerar que o Brasil é gigantesco e o Paraná é enorme. Então devemos começar essa mudança por nosso município. Assim já estaremos dando um primeiro e importante passo. Afinal, já existe um Plano Nacional de Municipalização do Turismo. Considere também que o potencial de São Luiz do Purunã já foi levantado. Numa parceria com a companhia Cimento Itambé, uma das empresas orgulho deste Estado, e a Prefeitura Municipal de Balsa Nova, à qual São Luiz do Purunã, temos disponível o Guia Novos Caminhos, com 20 destinos turísticos dentro do município, com mapas e informações básicas aos turistas.
Portanto falta pouco para que o turismo de São Luiz do Purunã, portal dos Campos Gerais do Paraná, deslanche e se desenvolva com sustentabilidade. Não é preciso qualquer milagre. O milagre maior a natureza já conseguiu operar, transformando esse lugar numa bela região.
São Luiz do Purunã é hoje, apesar de modesto, um bom produto turístico. Falta muito pouco para ser comercializado. Sugerimos, e vamos lutar por isso, um acabamento nos cinco acessos à vila – a Rodonorte deveria se manifestar. Precisa também de uma embalagem atraente com fitinha e selo. Nesse caso a Prefeitura deveria desenvolver isso por meio do seu Departamento de Marketing. E por último, a divulgação, muita divulgação que deve ser promovida pela Paraná Turismo.
O treinamento de pessoal, melhoria dos equipamentos das pousadas e restaurantes já em operação vão acontecer naturalmente, porque os empresários do setor são dinâmicos e sabem que precisam estar melhorando sempre o atendimento e suas instalações, senão saem do mercado.
Para a Secretaria de Turismo fica a nossa sugestão, melhor ainda, nossa reivindicação: é fundamental a construção, na confluência das BRs 376 e 277, as rodovias do Estado, do Portal dos Campos Gerais, monumento em homenagem aos antigos desbravadores, aos tropeiros, aos primeiros colonos, a todas as nações e raças que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Esse portal, por sua beleza e arquitetura, se constituirá, por si só, numa atração turística.
Para a Secretaria de Agricultura, nossa sugestão/reivindicação é para que se construa em São Luiz do Purunã o Parque de Exposições Agropecuárias do Paraná, em substituição ao Parque Castelo Branco, desativado há poucos anos. Para a Secretaria de Educação, a nossa sugestão/reivindicação é que se instale no local do novo Parque de Exposições, faculdades e escolas técnicas voltadas às atividades agropastoris.
Vamos turistificar São Luiz do Purunã.
*Casto José Pereira, empresário do setor de turismo em São Luiz do Purunã (distrito do município paranaense de Balsa Nova)
maio 11, 2023 0
nov 21, 2022 0
out 24, 2022 0
out 19, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...