Última Atualização março 18th, 2025 6:36 PM
set 03, 2021 editorial Destaques, Gastronomia 0
Na inauguração do Stazione, a partir da esquerda, Adonai, o prefeito Laerte, chef Daniel e Adonai Filho (Fotos Panorama do Turismo)
Instalado na histórica estação ferroviária da cidade paulista de Salto, local de partida e chegada do passeio turístico do Trem Republicano até a vizinha localidade de Itu, o Restaurante Stazione foi inaugurado festivamente, com um jantar em alto estilo, na noite dessa quinta-feira 2.
O novo endereço da boa mesa de Salto constitui a quarta operação na área de gastronomia do empresário paranaense Adonai Aires Arruda – leia-se Serra Verde Express – em sociedade com o chef Daniel Schmidt. A dupla já comanda restaurantes em Morretes, Antonina e na Ilha do Mel, no Paraná, agora, todos sob a denominação Stazione.
A solenidade de inauguração, tendo como coanfitrião Adonai Arruda Filho – diretor da Serra Verde Express e da BWT Operadora – reuniu diversos convidados especiais, entre eles o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Junior, e os secretários de Turismo de Salto e de Itu, respectivamente, Wanderley Rigolin e César Benedito Calixto.
O menu degustação da agradável noite inaugural foi definido pelo chef Daniel e executado, com maestria, pela chef Arê Ramos e equipe. O tour gastronômico levou à mesa mini cuscuz paulista, mix de folhas verdes com lascas de parmesão ao pesto de manjericão e creme de baroa ao ragu de cogumelos (de entrada), ravióli de mozzarella ala carbonara e panelinha de barreado (pratos principais), panna cotta de café com calda de laranja e verrine de banoffee (de sobremesa).
Para harmonização, o atencioso serviço do jantar providenciou um tinto e um branco de boa procedência, chope, sucos, refrigerantes.
O restaurante ocupa charmoso espaço
A abertura do Stazione ao público acontecerá no próximo dia 10. O cardápio do restaurante priorizará receitas ítalo-brasileiras, valorizando ingredientes da região e produtores locais. O toque paranaense do novo endereço ficará por conta da inclusão no menu do barreado – iguaria típica do Paraná – e da cachaça de Morretes.
“Esse restaurante integra nosso projeto do Trem Republicano, assim como o Stazione a ser inaugurado em outubro na estação ferroviária de Itu”, comenta Adonai Arruda. A propósito, alguns convidados do evento de inauguração chegaram à estação de Salto vindos de Itu a bordo de um veículo automotriz, com capacidade para acomodar até doze passageiros, a entrar em operação no passeio ferroviário entre as duas cidades paulistas.
Um dos pratos da noite
Adonai Arruda, entre os secretários Wanderley e César
Chef Arê (de blusa azul) e sua equipe
dez 12, 2024 0
nov 23, 2022 0
nov 17, 2022 0
out 06, 2022 0
mar 18, 2025 0
mar 12, 2025 0
mar 11, 2025 0
mar 10, 2025 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...