Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jun 19, 2020 editorial Destaques, Opinião 0
*Juliana Tulio
Já são quase 90 dias de quarentena e os amantes de viagens não veem a hora de colocar o pé na estrada. Prova disso é o levantamento feito pela plataforma Melhores Destinos, que mostra que 65,3% das 5 mil pessoas entrevistadas pretendem retomar as viagens a partir do segundo semestre. Mas, é seguro viajar em plena pandemia? Dependendo da viagem sim. Claro que nada será como antes. A tendência é que cada vez mais pessoas apostem num formato de viagem doméstica, com caras de ‘escapadas’, em locais que sejam perto de suas casas.
E isso quem também afirma é a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado global de Londres. Segundo a instituição, é normal que as pessoas agora tenham receio de saírem de casa, mas, assim que as medidas de segurança afrouxarem um pouco mais, a tendência é que as pessoas façam curtas viagens, de um dia, para aproveitarem a natureza.
Mas, e qual o perfil do “turista de isolamento”?
O perfil será muito de viagem entre os grupos familiares que estão isolados juntos, como uma forma de mudar de ares para aliviar a tensão da quarentena. Para isso, uma das opções, por exemplo, será a locação de chalés afastados em que não há contato com ninguém. É o que estamos chamando de turismo de isolamento. Esses locais oferecem uma estrutura completa, em que os visitantes podem fazer a própria comida e realizar as arrumações.
Ainda, dentro das viagens domésticas, que serão o forte ainda para esse ano, a tendência mais realista é a de saídas para lugares próximos de casa, que vem sendo chamado de turismo hiperlocal. Visitas a locais nas redondezas vão aumentar muito ou mesmo dentro da própria cidade. E as justificativas para isso são várias: menor risco em traslados, receio de viajar em transportes coletivos como avião, trens e ônibus, e ainda a questão financeira. Pesquisa feita pelo site de buscas Viajala mostra que no Brasil 37% das pessoas que pretendem viajar estão preocupados com a condição financeira em meio à crise.
O que vamos ver é um regionalismo tomando conta, até pela dificuldade e pelos custos de viajar de avião. As pessoas começarão a perceber que existe beleza nas redondezas. Os transportes serão sem dúvidas particulares como os carros próprios ou alugados e até mesmo o motorhome. O destino também deve mudar um pouco, dando espaço para hotéis pequenos, de charme, ou até chalés e aluguéis de casas particulares onde o contato com o outro é mínimo.
Há também a possibilidade do refúgio dentro da própria cidade, e essa já é uma realidade. Em muitas cidades, como em Blumenau, por exemplo, é bem comum as pessoas se hospedarem em hotéis locais para descansar, desligar, e isso se intensificará a partir de agora. Mas isso não será suficiente. Uma das principais exigências dentro dos serviços prestados por hotéis e pousadas será deixar clara a forma de higiene e limpeza dos ambientes. E para isso, esses locais terão que inovar na forma de se comunicar com o cliente.
Afinal, por mais que o contato com pessoas seja menor, os locais terão que oferecer um ótimo serviço aliado. As pessoas vão querer saber como as coisas estão sendo higienizadas. E isso pode ser feito de várias formas, como por meio de vídeos mostrando a limpeza na saída de cada hóspede.
Veremos muito investimento em ferramentas de limpeza mais tecnológicas, como plataforma desinfetante de sapatos, ou mesmo máquinas de ozônio, que é um aparelho que descontamina, elimina odores e higieniza além de atuar como purificador de ar. A dica é divulgar tudo com muita transparência.
*Juliana Tulio (@julianastulio) é natural de Blumenau, Santa Catarina, onde possui – ao lado de seu marido Diego – o único hotel Boutique da região, Villa do Vale. Vem de uma família com DNA empreendedor. Os avós fundaram a famosa marca Dudalina e a profissional cresceu dentro do hotel Himmelblau, que pertence à sua família, vivendo a hotelaria no dia a dia. Estudou psicologia, coolhunting e moda. Visitou mais de 70 hotéis de luxo antes de fundar o Villa do Vale em 2018, que recebe celebridades de todo o Brasil. Compartilha suas viagens, experiências profissionais e pessoais em seu perfil do Instagram @julianastulio, com mais de 100.000 seguidores.
nov 12, 2024 0
nov 22, 2022 0
nov 17, 2022 0
nov 11, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...