Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
set 11, 2017 editorial Destaques, Programa Legal 0
Percorrer as trilhas e entrar nos viveiros de imersão do Parque das Aves, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, é programa capaz de fascinar crianças e adultos. Ocupando uma área de 16,5 hectares no meio da Mata Atlântica, esse empreendimento – o maior do gênero na América do Sul – propicia ao visitante ingressar em um universo com mais de 800 aves, de 200 espécies distintas, de todos os quadrantes do Brasil e vários cantos do planeta.
O passeio pelo parque permite a contemplação de pássaros de belas cores e variados tamanhos e, além disso, a vivência de momentos de total interação com tucanos, araras, sabiás, gralhas… A aproximação com essas aves acontece em ambientes semelhantes aos seus habitats naturais, nos quais elas, bastante à vontade, chegam pertinho, ao alcance dos cliques dos turistas.
Em termos de estrutura de visitação, o Parque das Aves acena com trilhas em meio à mata, diversos viveiros fechados e três grandes viveiros de imersão, borboletário, área com répteis, restaurante, sanitários e loja de suvenir.
Os viveiros de imersão, nos quais o visitante adentra para contato bem próximo com os moradores, enfocam três temáticas. No Viveiro Pantanal estão aves adaptadas ao ambiente aquático, como guarás e garças, e animais representativos da planície pantaneira. O Viveiro Floresta reúne espécies da Mata Atlântica, a exemplo das gralhas e sabiás, das jacutingas e dos tucanos. Já no Viveiro das Araras voam soltos, com rasantes sobre o público, araras e papagaios.
No Paraíso das Ararajubas, uma das aves-símbolo do Brasil, predominam plumagens com as cores da bandeira brasileira. A propósito, Parque das Aves abriga a maior colônia dessa espécime em cativeiro do mundo. Já o Covil dos Répteis agrupa jiboias, iguanas, jacarés e a temida sucuri.
Inaugurado em outubro de 1994, o Parque das Aves, além de oportunizar experiências únicas e, portanto, constituir ponto de parada obrigatória para turistas em visita a Foz do Iguaçu, tem fortes compromissos com a preservação ambiental e o tratamento de espécies inclusive ameaçadas de extinção.
Do total de aves em exposição, 50% delas foram resgatadas de maus tratos e do tráfico. Umas resultam de apreensões das polícias Ambiental e Federal e do Ibama, outras vêm de centros de reabilitação e de triagem de animais silvestres e existem até pássaros recusados por outros zoológicos em função do estado de debilidade ou da dificuldade de reprodução. Todos ganham tratamento, abrigo e cuidados. O hospital interno possui estrutura e equipamentos de alta qualidade, profissionais capacitados e conta com o apoio de especialistas de renome internacional. No parque, ainda são desenvolvidos com sucesso projetos para reprodução de novas gerações, ao ponto de 43% das aves em exposição terem nascido no local.
Ao curtir esse programa legal o visitante também ajuda na preservação de espécies, pois o Parque das Aves e todo trabalho ambiental realizado são mantidos pela venda de ingressos. Para saber mais clique aqui.
dez 18, 2024 0
dez 04, 2024 0
set 20, 2024 0
maio 05, 2023 0
jan 07, 2025 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 22, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...