Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
maio 28, 2021 editorial Destaques, Dicas 0
Para o viajante despreparado e em necessidade, o atendimento médico no exterior pode ser problemático. Ainda mais se houver uma barreira linguística ou se estiver em algum local remoto.
A surpresa também pode vir na hora da conta, pois em diversos países o pagamento é realizado de forma diferente da do Brasil. Muitos dos quais enviam a conta hospitalar dias, talvez até mesmo semanas após o atendimento médico.
Procurando então evitar essas indesejadas surpresas, segue abaixo uma rápida visão de como determinadas coisas funcionam no exterior.
COMO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO NO EXTERIOR
A coisa mais importante antes de saber sobre as contas hospitalares no exterior, é saber como procurar o atendimento médico em caso de necessidade. No Brasil temos um número para polícia, outro SAMU e outro bombeiros. Em especial, América do Norte e Europa possuem um único número em todos os casos de atendimentos.
Seja um atendimento médico ou algo relacionado, por exemplo, a um furto, o número nos EUA é o famoso 911. Na Europa, o número é 112.
Em diversos países do exterior são comuns as Walk-in clinics. São clínicas que possuem um clínico geral. Entretanto, essas clínicas, geralmente, não possuem infraestrutura necessária para diagnósticos. Ou, às vezes, até mesmo capacidade para casos emergenciais (onde há risco de morte).
Há também uma categoria de Walk-in Clinic, que é o Urgent Care Center. São chamadas assim nos Estados Unidos; no Reino Unido são identificadas com Urgent Treatment Center. Estas possuem uma infraestrutura um pouco mais completa que as clínicas. Mas, ainda assim, em casos emergenciais não são recomendadas. Até mesmo porque não são 24 horas.
Estes dois casos são bons em casos de urgências médicas. Se for uma emergência, aí sim será necessário achar um hospital ou discar aos números mencionados. 911 na América do Norte, 112 na Europa.
Convenção do número
A UIT (União Internacional de Telecomunicações) propôs a padronização dos números, procurando facilitar a vida de todos que buscam atendimento médico no exterior, ou que possuem qualquer outro problema.
No Brasil, inclusive, desde a copa de 2014, ambos os números (911 e 112) funcionam. Uma rápida curiosidade sobre a UIT: ela é a organização internacional mais antiga do mundo, fundada originalmente em 1865, sob o nome de União Internacional de Telégrafos.
Na Austrália é diferente! O número lá é 000. O 112 funciona, entretanto, o 911 não pode ser usado na Austrália.
América do Sul
Na Argentina e no Equador pode ser usado o número 911. No Chile e Colômbia o número 911 pode ser usado somente para a polícia.
COMO PAGO PELO ATENDIMENTO MÉDICO NO EXTERIOR?
Como mencionado, o faturamento hospitalar pode ser diferente em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a conta é recebida após terminar o atendimento médico. Entretanto, se houve consultas com especialistas a conta pode ser enviada futuramente. Pois, por lá, cada setor separa seu faturamento. Por exemplo, ao realizar um atendimento médico nos EUA, você receberá uma conta do clínico geral, outra da radiologia, outra da farmácia e de qualquer outra especialidade em que tenha se consultado.
Na Europa, é comum que o paciente saia do hospital sem conta alguma… Somente para recebê-la semanas depois da consulta.
Além disso, tanto países europeus e os EUA podem terceirizar as contas hospitalares para agências de cobrança. Principalmente se o paciente não for um cidadão do país.
Portanto, quando estiver no exterior fique atento a estes detalhes. Dessa forma, não haverá surpresas se, ao voltar ao Brasil, você receber a conta por correio ou e-mail.
Brasileiro tem acesso a saúde gratuita no exterior?
Geralmente, não. Entretanto, temos um acordo com Itália, Portugal e Cabo Verde. O CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica). Popularmente conhecido como PB4. Através dele, brasileiros nesses países em questão podem receber o atendimento médico como cidadãos destes países. Note que, na maioria dos casos, é necessário pagar o custo, mas o valor é baixo.
O PB4 pode ser obtido gratuitamente e tem validade de um ano. Ele é uma excelente alternativa, especialmente para quem realiza muitas viagens para algum desses três países.
Atualmente, não existe acordo com nenhum outro país do exterior para atendimentos de saúde. Além disso, o Brasil é um dos poucos países do mundo que possui sistema de saúde público e gratuito.
Dica de viagem
Público não significa gratuito! É comum no exterior, especialmente na Europa, ver hospitais que tem “público” na fachada. Isso não quer dizer que o hospital possui atendimento médico gratuito, somente diz que qualquer pessoa pode se consultar no local.
A MELHOR FORMA DE REALIZAR ATENDIMENTO MÉDICO NO EXTERIOR
A melhor forma de realizar um atendimento médico no exterior é contratar antes de viajar um seguro viagem.
O seguro viagem possui um ótimo custo-benefício e pode poupar muita dor de cabeça. A principal vantagem é que a maioria das operadoras desse tipo de seguro possui uma rede credenciada mundial. Isso significa que, em caso de urgência ou emergência no exterior, quando o segurado aciona o seguro, a central de atendimentos deles organiza o atendimento médico.
O atendimento médico no exterior organizado pelo seguro viagem pode ser uma das seguintes formas:
Visita à clínica ou hospital próximo;
Atendimento domiciliar (o médico vai até seu local);
Ou telemedicina (via aplicativo).
A forma depende do local e disponibilidade do dia. Além disso, com o seguro viagem no exterior é possível também se atender por meio de reembolso. Neste caso, você vai ao hospital de sua preferência, paga a conta e pede o reembolso ao seguro posteriormente. Essa modalidade, geralmente, é comum aos seguros oferecidos pelos cartões de crédito.
Quer saber mais sobre o seguro viagem? É recomendável a leitura deste artigo de seguro para viagens no exterior. Acesse aqui.
Caso esteja planejando…
Se estiver planejando uma viagem internacional, recomendamos ler o blog da Vistos. Ele possui uma gama de conteúdos sobre diversos destinos, necessidades de vistos e mais. Leia, por exemplo, este artigo sobre o valor do visto americano.
nov 08, 2022 0
jul 26, 2022 0
jul 06, 2022 0
maio 11, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...